Boas Vindas

Os melhores Recados de Boas vindas: www.MiniRecados.com/boas_vindas/

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Atividade 1.8

Um projeto bem elaborado pode ser nosso ponto de partida para procurarmos soluções e detalhamento sobre determinado tema, sendo estas, que possam encaixar em nossas necessidades.
Um professor, ao elaborar um projeto, deve procurar entender extremamente bem quais as necessidades de seu aluno, através de textos, análises e pesquisas. Sendo assim, saberemos exatamente o que queremos. No começo, sabemos apenas que necessitamos de uma programação e mais nada.
Para se fazer um projeto sobre qualquer tema é preciso ter:

* Problematização: A problematização se dá a partir da observação. É a observação minuciosa do contexto que possibilita ao educador-investigador ver quais são as temáticas que realmente representam uma problemática para aquele contexto.
* Escolha do tema gerador: O tema surge do contexto observado e é ele que balizará todas as ações do projeto. É muito importante que o tema seja bem delimitado e que tenha uma relevância para o contexto em que se pretende trabalhar.
* Justificativa: Informe com clareza os motivos que o levaram a realizar seu projeto. O que você queria que a turma aprendesse? Para isso, trace um perfil da escola, dos alunos, cite a colaboração dos pais, da comunidade escolar e do bairro, das organizações envolvidas, de especialistas.. Mostre como as atividades se articulam à proposta pedagógica da escola.
* Objetivos: O que se pretende alcançar com esta ação (conhecimentos adquiridos, mudanças de atitude e/ou habilidades conquistadas). Normalmente tem-se um objetivo geral, de maior amplitude, e objetivos específicos, que esmiúçam o objetivo geral e dizem respeito às ações.
* Conteúdos: Especifique os principais conteúdos curriculares trabalhados no projeto para atingir os objetivos propostos. Neste caso, os conteúdos devem ser especificamente de Ciências. É interessante que o projeto envolva outras disciplinas (em um trabalho colaborativo com outros professores), neste caso, os conteúdos das outras disciplinas contempladas pela ação também devem ser elencados.
* Metodologia: Como você pretende alcançar os objetivos, qual é a dinâmica do projeto... Aqui, precisam ser descritas:
- Desenvolvimento das ações: passo-a-passo do trabalho e das atividades propostas, respeitando a ordem cronológica.
- Recursos: livros, vídeos, computador, retroprojetor, máquina fotográfica... Especificar quais recursos serão utilizados e como eles serão adquiridos (a escola tem, os integrantes do grupo vão levar, os alunos vão trazer de casa...)
- Bibliografia e outras referências: livros, artigos, revistas, vídeos, sites... Especificar quais e onde estão disponíveis (os integrantes do grupo tem, existe na biblioteca da escola, a professora da escola vai emprestar, foi tirado xérox/cópia...)
É fundamental que todo o material utilizado (produzido ou compilado) para o desenvolvimento da atividade (questionários, palavras-cruzadas, figuras, textos...) seja anexado ao projeto.
* Revisão bibliográfica: É fundamental que se consulte a bibliografia sobre o tema/conteúdos que se pretende abordar no projeto. Dependendo do conteúdo, algumas metodologias se aplicam melhor que outras, mas, para tanto, é necessário conhecer o tema.
* Avaliação: No projeto é necessário indicar as prerrogativas teóricas da avaliação (qual concepção de avaliação se segue, o que se pretende com ela) além dos instrumentos que serão utilizados para tanto. Já no relatório, é necessário, nesta parte, descrever a implementação desta, dificuldades, novas construções, resultados obtidos... A avaliação se compõe de duas partes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindo

A Importância do Blog

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA