Boas Vindas

Os melhores Recados de Boas vindas: www.MiniRecados.com/boas_vindas/

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mídias

MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ESPAÇOS ESCOLARES -



“Ensinar é orientar, estimular, relacionar, mais que informar. Mas só orienta aquele que conhece, que tem uma boa base teórica e que sabe comunicar-se. O professor vai ter que atualizar-se sem parar, vai precisar abrir-se para as informações que o aluno vai trazer, aprender com o aluno, interagir com ele.”
Esta é uma afirmação de Moran, em sintonia com nossa era – das tecnologias digitais em favor da informação e da construção do conhecimento. Trata-se de uma época que não permite retrocessos, pois se a escola não integrar-se às TICs, assumindo-as como ferramentas imprescindíveis, tão necessárias como quadro e giz para os profissionais absolutamente convencionais, a transformação se dará através da cibercultura.
Percebe-se que os alunos estão construindo suas próprias redes sociais, com pouca ou nenhuma intervenção dos adultos. Nasceram em um contexto digital, alfabetizam-se na escola pelo viés analógico. Mesmo o mais carente dos alunos conhece celular ou computador, ainda que não os tenha. Por conhecê-los, sabe o que deles pode obter e, por isso, os deseja. Obviamente que a pressão do marketing os impulsiona para estes gadgets que não necessariamente são gêneros de primeira necessidade, mas que faz com que se sintam pertencentes ou excluídos de uma determinada “turma”.
De todo modo, a escola não pode furtar-se de oferecer aos alunos uma metodologia sensata, coerente com a realidade, formando-os não apenas como leitores e escritores, mas igualmente como editores, colaboradores e divulgadores, processos palpáveis para todo aquele que trabalha com wikis e blogs, ferramentas de divulgação de ideias por excelência.
Fora dos muros das escolas, os alunos mexem com games, interagem através do MSN, atualizam-se acerca de suas bandas favoritas pelo You Tube, compartilham impressões pelo Orkut ou trocam músicas por bluetooth em seus celulares. Nesta própria sentença pode-se observar o emprego de termos que seguem estranhos para muitos professores, mas que são extremamente familiares à imensa maioria das crianças e adolescentes nos ambientes escolares. Certamente boa parte de nossos alunos por vezes se pergunta: que professor é este que não entende o que eu digo, não sabe o que significa twitar, nem tem ideia a que se referem seus alunos quando comentam que precisam parear os celulares, entre outros exemplos de todos os dias nos espaços pedagógicos.
Acertadamente Moran nos lembra que a interação com outros colegas, a pesquisa simultânea dos mesmos assuntos, e a troca de "resultados, materiais, jornais, vídeos,” decreta que as formas de socialização e aprendizagem nos espaços da escola hoje são completamente distintas. Para o aluno do século XXI, o professor que os encanta não é mais aquele que tem todas as respostas, mas que sabe como buscá-las e que os orienta a fazer o mesmo, a sanar suas próprias dúvidas sem depender exaustivamente de seus professores. A inclusão digital, portanto, deve começar pela figura do professor, o qual não poderá seguir ignorando o potencial do trabalho com as mídias digitais.

Referências:

MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica.16ª ed. Campinas: Papirus,2009, p.12-17

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Atividade 4.7 - Conceito de Currículo

Curriculo: Matérias constante de um curso. ( Dicionário Escolar - Mini Aurélio)

O currículo escolar deve expressar a diversidade cultural existente em nossa sociedade, organizando-se com base nas múltiplas experiências presentes nas diferentes culturas, de tal modo que os alunos possam se reconhecer e valorizar a cultura do grupo social a que pertencem e também entender e respeitar a cultura do outro.

(...) é fundamental que o currículo trabalhe com habilidades que vão além do desenvolvimento cognitivo e envolvam diferentes campos da cultura, garantindo a presença de produções culturais dos mais diferentes grupos sociais e culturais.
O currículo escolar reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso. A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Assim, o currículo escolar representa a caminhada que a aluna ou o aluno fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar.

Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as suas escolas), ou por uma escola em particular. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.
http://wiki.educartis.com/wiki/index.php?title=Curr%C3%ADculo_escolar

Fórum - Currículo desenvolvido na ação.

A família e a escola formam uma equipe e é fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor. 
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade. 
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. 
Dos várias atividades que realizamos na escola, destacamos um por ser o mais recente e por nos ter proporcionado um resultado bastante satisfatório em termos de participação e aprendizagem. foi um trabalho, relativamente, extenso pois exigiu uma ou duas semanas para ser concluído. Devido a esse fato, o dividimos em várias etapas e passos.. 
O que mais despertou a atenção dos alunos foi poderem estar on-line quase que durante todo o Projeto(Exclusão Social) 
Esse Projeto exigiu que a todo momento fosse feito uma retomada pois as perguntas foram surgindo,a medida que as atividades iam sendo colocadas. 
Para iniciar a atividade partimos do pressuposto de que "aprender a ler e a escrever não significa simplesmente aprender a decifrar as palavras, nem apenas representá-las no papel. Significa também aprender a ver melhor o nosso mundo e as palavras que falam dele e que aprender a ler e a escrever pode ser uma forma de compreender melhor a realidade". 
Esse projeto culminou com um texto feito pelos alunos em grupos.

Atividade 4.6 - Desenvolvimento dos Projetos de Trabalho

Plano de Aula

Objetivo Geral:
Empregar didaticamente os recursos tecnológicos disponíveis na escola.

Objetivos Específicos:
  • Pesquisar na internet temas previamente sugeridos pelos próprios alunos;
  • Registrar em blog os resultados da pesquisa, através de textos construídos coletiva ou individualmente.

Estratégias:
  • Dinâmica de grupo para escolha dos temas para pesquisa na internet;
  • Relatório do assunto pesquisado para posterior registro no blog.
Recursos utilizados:
  • Internet
  • Mídia impressa
  • Papel e caneta (primeira etapa da construção textual)

Duração:
De 01 (uma) a 02 (duas) semanas.

Avaliação:
Se dará de forma coletiva (auto-avaliação) e individual (através do professor).

Vídeo - Exclusão Social

Atividade 4.5 - Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias

Título: Contanto História

Público Alvo:
Ens. Fundamental (5º Ano ao 7º Ano)
Escola: Municipal "Carlos Prates"

Colaboradores:
  1. Supervisora: Simone Aparecida Nunes da Silva
  2. Professores: 5º Ano ao 7º Ano
Componentes Curriculares:
  • Língua Portuguesa
  • Geografia
  • História

Introdução:
Construção de texto a partir do vídeo "Exclusão Social". O vídeo aborda a temática da exclusão social.

Justificativa:
Muitos alunos apresentam dificuldades em elaborar textos. Com a utilização das tecnologias o projeto visa estimular a produção de textual buscando a melhoria na aplicação dos conceitos gramaticais e a construção lógica de enredos.

Objetivo:
  • Redigir texto coletivo;
  • Elaborar texto com sequência lógica;
  • Efetuar correção ortográfica e gramatical;
  • Resumir texto para apresentação em Power Point;
  • Empregar corretamente recursos digitais.

Atividades desenvolvidas:
A partir da apresentação da animação “Exclusão Social”, em grupos, os alunos constroem seus textos no Word; realizam correção ortográfica e gramatical com o editor de texto e sob supervisão do professor; montam no Power Point o resumo do texto; cada grupo apresenta sua história no Power Point.

Período de execução:
De 01 (uma) a 02 (duas) semanas.

Avaliação:
A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas, e individualmente por meio da produção das atividades escritas.
A utilização dos recursos tecnológicos será avaliada através da apresentação no Power Point.

Atividade 4.4

 

Experiências com a integração de tecnologias ao currículo

        Em nosso dia a dia, ou seja, no meu dia a dia como especialista em educação básica é muito importante destacar que vários conceitos e atitudes não previstas inicialmente nos projetos e que podem vir pelos nossos próprios discentes, como o desejo de registrar algo que ocorreu em termos pesquisados com a criação de um dicionário e a própria motivação pela pesquisa contínua com o objetivo de ampliar o dicionário.
         As habilidades necessárias no uso dos diversos recursos digitais para a construção e/ou produção dos seus trabalhos, com o acontecimento que cada tema apresentado pela docente, pois as disciplinas curriculares podem e devem ser contempladas serem trabalhadas interdisciplinariedade: Português, Matemática, Ciências, Geografia e História.
        O uso das tecnologias é fundamental para o desenvolvimento de um projeto pela sua mobilidade, facilidade de acesso, elaboração, digitação, arquivamento do produto final, além da possibilidade de prorrogação do projeto por causa das novas possibilidades de aprofundamento das novas idéias que surgem.
       A inovação constante dos conteúdos e das atividades propostas nos laboratórios nos leva sempre a colocar a criatividade em prática ampliar conhecimento de mundo através de pesquisas, interação entre professor-alunos-computador. Realizar novas descobertas é muito importante e nessa área é fundamental. Docentes podem acompanhar essas novas experiências, contagiando a escola toda. Os laboratórios apesar de toda inovação, não é visto como uma atividade dentro do currículo escolar, mas sim como complemento de atividades de sala e isso é preciso modificar, pois esse pensamento utilizado em novas tecnologias para análise de conteúdos que nos é apresentado de forma riquíssima para que o aluno utilize o recurso como aprendizagem, motivação e concentração nas aulas, transformando os recursos para obter um objetivo diferenciado para o dia a dia do docente e discente.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA...

Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las. 
Augusto Cury

04 de NOVEMBRO


Aniversário da Escola Municipal Carlos Prates 
e o meu também rsrsrs
Abraços,
Simone

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Atividade 3.4, 3.5 e 3.6 - Vídeo





Atividade 3.4, 3.5 e 3.6 - Planejando uma atividade usando mídias digitais.

Escola: Escola Municipal "Carlos Prates"
Local: Centralina(MG)
Ensino Fundamental: 6º e 7º ano
Turno: Vespertino
Modalidade de Ensino: Regular.
Duração: outubro à dezembro de 2010
Componente(s) Curricular(es): (Ciências, Língua Portuguesa, Geografia, Formação Humana)

  Tema:
Vamos proteger nosso meio ambiente

Instrumento de aprendizagem: Vídeo do Youtube – Planeta Água (Guilherme Arantes)


Objetivos:

  • Conscientizar os alunos da importância da conservação do meio ambiente para todo o planeta;
  • Conhecer um pouco mais sobre o líquido mais precioso da terra,;
  • Aprender como fazer uma pesquisa utilizando alguns recursos tecnológicos;
  • Conhecer, analisar e ajudar a preservar os rios,corrégos lagos etc,
  • Descobrir diversas maneiras de preservar a água do planeta,
  • Reconhecer a necessidade de economizar o solvente universal.

Desenvolvimento:

Exibir o vídeo do Youtube para os alunos e trabalhar a música com eles fazendo com que observem a letra da mesma.
http://www.youtube.com/watch?v=oPwnAq2xMUg

Letra da música


Planeta Água
Guilherme Arantes
Composição: Guilherme Arante
s

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)

ATIVIDADES:

  • Pesquisar na internet nossas reservas de água do planeta destacando os riscos que todos os seres vivos correm se este líquido vier a acabar, e diversas maneiras de preservar o meio ambiente;
  • Construir um texto com as informações pesquisadas, montar um cartaz e deixar que façam desenhos em volta ilustrando o mesmo;
  • Construir um jornal-mural na escola;
  • Lançar um desafio para que cada um complete as frases, e tente realizar o que completou na vida real lembrando que pequenos gestos de cada vez podem mudar o nosso futuro:
"A ......é o veículo da natureza." (Leonardo da Vinci)
"A .......é o princípio de todas as coisas." (Tales de Mileto)
"A....... é a única bebida para um homem sábio." (Henry David Thoreau)
"A .......é tal qual a terra por onde ela atravessa." (Teofrasto)
".........., tomada com moderação, não pode fazer mal a ninguém." (Mark Twain)
"A .......não ocupa mais espaço do que realmente necessita. Por isso equivale à moderação." (Immanuel Kant)
"A ......lava todos os males dos mortais." (Erasmo de Rotterdam)
"A ......anônima sabe todos os segredos. A mesma lembrança sai de todas as fontes." (Gaston Bachelard)
"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à......." (Thomas Fuller)
"A água do mar é ruim para os homens e saudável para os peixes." (Heráclito)
"A água que brota provoca uma grande sede." (Ovídio)
"Se se tem de beber alguma coisa, que seja a......." (Celso)
"A ........é a coisa mais barata que existe." (Horácio)

Competências:


  • Reconhecer o papel das tecnologias, bem como a importância na vida dos seres humanos;
  • Identificar o valor da água na vida dos seres vivos;
  • Reconhecer e entender a relação dos seres vivos com a água.

Recursos utilizados:

Computador, internet, CD.DVD,DATA SHOW,TV.

Avaliação:

O aluno será avaliado durante todo o desenvolvimento do projeto, sendo sempre abordado o que o aluno aprendeu e o que ainda está faltando aprender.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Atividade 3.2

Através do passeio realizado pela Internet, especialmente no portaldoprofessor.mec.gov.br foi bastante explorado, sendo algo que já é do meu cotidiano, mas mesmo assim, ampliando cada vez mais os meus conhecimentos.

Atividade Unidade 3

3.1-QUEM SOU EU COMO PROFESSOR É APRENDIZ?

Como doscente e discente, posso me considerar uma pessoa que se atualiza a cada dia, pois não somos conhecedores da verdade e sempre aprendemos algo com os nossos alunos. 
Na minha prática educativa, procuro sempre desenvolver metodologias que despertem o interesse dos alunos em busca do novo. Como sabemos que a leitura é um ponto de partida para viajar no mundo da imaginação, busco inserir os meus alunos em um vôo mais alto e fantástico através do estudo, proporcionado pela leitura. 
Nas minhas práticas busco despertar o interesse dos alunos de forma alegre para que os mesmos tenham o hábito de ler e escrever. Cada vez mais procurando inteirar com os assuntos de inovações de nossos cotidianos, falamos sobre os assuntos abordados, fazemos questionamentos e contextualizamos com sua realidade. 
Temos que caminhar no conhecimento enquanto temos oportunidade e encontramos alguns alunos que desejam aprender de fato, isto nos leva a raciocinar o que a educação, tem de melhor para oferecermos aos nossos alunos. Com a evolução da tecnologia temos que procurar alcançar o melhor desta ciência que nos envolve como doscente e discente.
Educação nunca foi despesa. 
Sempre foi investimento com retorno garantido.

Atividade 5 e 6

Dia da árvore - 21/09/2010

Liks interessantes:

http://iaracaju.infonet.com.br/users/stocker/dia%20daarvore.htm
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-da-arvore.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_da_%C3%81rvore
http://wata-eh-legal.blogspot.com/

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dia do Profissional de Educação Física

O dia do professor de educação física é, originalmente, celebrado no dia 15 de junho.

Porém, com a regulamentação da profissão no dia 1º de setembro de 1998, criou-se uma polêmica.

Aqueles que são a favor da regulamentação – ou seja, que o Conselho Federal de Educação Física zele pela qualidade do serviço do profissional de educação física – querem que o dia seja mudado para 1º de setembro. Mas nada ainda está resolvido. O importante é que a maioria dos profissionais nem sabe que existe um dia dedicado a eles.

Com a onda do culto ao corpo, os professores de educação física conseguem espaço no mercado de trabalho. O problema é que, muitas vezes, as academias contratam pessoas sem qualificação necessária, nivelando os salários por baixo.

Basta o sujeito ser meio forçudo que acaba conseguindo o emprego, tomando o lugar de profissionais formados. Um professor de verdade sabe que é preciso checar a respiração do aluno, conferir o batimento cardíaco, o cansaço, sempre evitando que ele ultrapasse o limite.

Aquecimentos e movimentos corretos são preocupações constantes.

Autor: Juscelino Tanaka

PARABÉNS:
Carolina e Natália
Hoje é o dia de vocês.
Abraços,
Simone

INÍCIO DA SEMANA DA PÁTRIA - 1/Setembro


Como a um filho, com todos os seus imponderáveis defeitos e dificuldades, devemos sempre amar a Nação que nos alimenta e ensina. Os símbolos nacionais são o retrato vivo do Brasil, de nossa terra e de nossa gente. A Bandeira e o Hino, o Brasão de Armas e o Selo Nacional são as mais legítimas manifestações simbólicas de nossa União - um milagre construído com a perseverança das inteligências patriotas, o suor dos humildes, o sangue dos heróis e o sacrifício das gerações passadas.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Curso de Capacitação de Educadores de Trânsito - 80 h/a - modalidade a distância

Inscrições abertas de 16/08 a 3/09, para as novas turmas do curso, que neste semestre acontece de 13/09 a 06/12. Na barra lateral direita, clique na guia "Educação no Trânsito", entre no link: Curso de Capacitação de Educadores de Trânsito a distância. Leia com bastante atenção as informações básicas e, no final da página, vocês verão o link: Clique aqui e Inscreva-se. O link "Iniciar Curso Clique aqui", somente estará disponível na data de início da capacitação.

http://wwws.detrannet.mg.gov.br/detran/cursoead.asp
 
Vamos participar, pois não é sempre que temos esta oportunidade.
Abraços,
Simone

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dia do Soldado - 25 de agosto

Decreto Nº 42.018, art. 62 e 63, 09/08/1957

O Dia do Soldado é instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão e, aos 40, marechal-de-campo.

Entra na História como "o pacificador" e sufoca muitas rebeliões contra o Império.

Comanda as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, vencida pela aliança Brasil-Argentina-Uruguai em janeiro de 1869, com um saldo de mais de 1 milhão de paraguaios mortos (cerca de 80% da população).

Depois da guerra, Lima e Silva é elevado à condição de duque de Caxias — o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador.

Ao optar pela carreira de soldado, o jovem aprende valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre inúmeros outros que orientarão suas atividades dentro e fora da caserna. É também uma chance de conhecer, iniciar-se ou aperfeiçoar-se em uma profissão, pela qual será remunerado como qualquer outro trabalhador da classe, com a diferença de estar servindo à nação.

No nosso país, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica) e fazer uma série de testes depois dos quais é convocado um percentual dos inscritos. Em muitos países, este alistamento é voluntário.

Fonte: Conhecimentos gerais ; IBGE teen

Dia do Folclore

Para crianças e jovens de todas idades

Palavra de origem Inglesa

FOLCK = POVO

LORE = CIÊNCIA

Logo = Ciência do povo

Comemorado em Agosto no dia 22.

No folclore, entreve-se as raízes de um povo. É o conjunto de tradições, conhecimentos e crenças populares expressas em provérbios, costumes, lendas, festas, canções e danças. etc....

Considera-se fato folclórico toda maneira de sentir, pensar e agir que constitui uma expressão de experiência peculiar de vida de uma coletividade humana integrada numa sociedade civilizada. No Brasil em cada lugar, o povo canta, dança, e contam as suas histórias que remontam de um passado glorioso. Existem os mitos, as lendas, as festas, as músicas e as danças folclóricas.

MITOS E LENDAS

São histórias antigas que o povo conta, mas que não são reais, isto é, não existem verdadeiramente estes personagens. Existem somente como histórias.

SACI-PERERÊ

Assim é a sua história: Um negrinho de uma perna só, capuz vermelho na cabeça, e que segundo alguns, usa um cachimbo. Não é maldoso. Só gosta de fazer travessuras, como por exemplo, dar nó no rabo dos cavalos. É muito popular em todas as regiões do Brasil, onda o caipira muitas vezes o invoca para encontrar objetos ou animais perdidos.

MÃE DÁGUA OU IARA

Crendice popular de todas as regiões brasileiras.

No sul habita as lagoas tranqüilas, mas atrai os pescadores para seus domínios, Aparece nas águas como uma flor que canta e aos poucos vai-se tornando uma bela moça, que enfeitiça com sua voz e sua beleza.

NEGRINHO DO PASTOREIO

Lenda popular do Rio Grande do Sul. É a estória do pobre negrinho escravo, sacrificado pelo seu malvado senhor, porque não encontrou um petiço, (cavalinho) que se desgarrara da manada. Depois de açoitado, foi abandonado e no dia seguinte achado ao lado de Nossa Senhora que o levou para o céu. É invocado pelos campeiros, para auxilio, na busca de animais perdidos.

A COBRA GRANDE

A lenda do indiozinho que a noite era curumim (criança indígena) e ficava com a mãe. Durante o dia sumia no mato e se transformava em grande cobra. Cresceu como belo moço durante a noite e durante o dia transformava-se em monstruosa serpente. Foi salvo por um seu amigo, que escondido as margens do Tocantins, atacou a serpente com um golpe na cabeça e algumas gotas de leite de mulher, também na cabeça.

O encanto se desfez.
A cobra desapareceu e no seu lugar, surgiu o belo índio, que nunca mais voltou a ser serpente.

O UIRAPURU

Lenda do pássaro da voz mais melodiosa da mata. Conta a história que um belo índio, disputado por todas as jovens da tribo, foi morto por seu rival. Mas como que por encanto, o corpo desapareceu, transformado num pássaro invisível. Desse dia em diante, apaixonadas e saudosas as índias ouviam apenas um canto maravilhoso, povoando de harmonias os ermos da floresta, mas que afastava-se sempre que elas o perseguiam. Era o belo índio que haviam perdido para sempre, encantado no pássaro da voz mais melodiosa da mata. Era o Uirapuru.

COMO SURGIU A NOITE

Outra lenda indígena.

Conta-se que no princíipio a noite estava escondida no fundo das águas. Era sempre dia.

A filha do cacique, queria se casar, mas como festejar o casamento, iluminando a floresta com fogueiras se o sol brilhava sempre? É só mandar buscar a (noite) no fundo do rio.

O noivo chamou 3 índios e ordenou: Tragam do rio, um caroço de tucumã Tragam com cuidado. Se o abrirem, muita coisa pode acontecer.

Mas a curiosidade foi maior. Derreteram o breu que fechava o coco e tudo escureceu subitamente Soltaram a noite. A festa do casamento foi bonita. Cheia de fogueiras.

Mas lá pelas tantas, a noiva viu a estrela dalva, e resolveu fazer a madrugada. Separou a noite do dia. Depois enrolou uns fios e disse: Serás o pássaro cujubim. Pintou-lhe a cabeça de branco com tabatinaga, as penas de vermelho uruçu e e mandou: Cante sempre ao raiar do dia.

Fez outro novelinho e polvilhou-o com cinzas e ordenou desta vez: Serás o pássaro inambu e cantarás durante a noite. E os 3 desobedientes, ao chegar tiveram o seu castigo. Transformaram-se em macacos, e pior ainda, ficaram com a cara preta, pois o breu derretido sujou os 3 quando abriram o coco de tucomã.

Existem muitas lendas, mas escolhemos estas para contar.

FESTAS, MÚSICA, DANÇA, COSTUMES, PROVÉRBIOS, INSTRUMENTOS MUSICAIS E ARTESANATO EM DIVERSAS REIÕES BRASILEIRAS

O nosso folclore tem sua origem nas raízes de três raças. O índio, o negro, e o português. Em cada região de nosso imenso país existe uma tradição e por conseguinte, uma maneira de expressão, seja nos costumes ou nas artes. É a ciência do povo, (folclore).

E a "voz do povo, é a voz de Deus"

O nosso país tem a forma de um grande coração, onde habita um povo generoso. No dizer de Humberto de Campos, o Brasil é o Coração do mundo, Pátria do Evangelho.

Existem inúmeras festas com danças típicas, entre elas a festa do Divino, trazida pelos portugueses.

Caruru a mais antiga e brasileira de todas as danças populares.

Dança de São Gonçalo, também trazida pelos portugueses.

Gongada, bailado dramático, de criação Jesuítica, que aproveitava o gosto que os escravos tinham pela dança, para difundir e propagar os princípios religiosos, afastando os negros de sua prática pagã.

Moçambique, Caípó, Terno de Zabumba, Reisado, Guerreiro, Maracatu.

Mas as festas juninas, trazidas pelos portugueses, alcançaram maior brilho em todo o Brasil.

Festejando Santo Antônio, São João e São Pedro.

Juntamente com as festas juninas, veio o Leilão de prendas.

Em muitas cidades, a festa tem caráter oficial e conta com a colaboração das autoridades municipais. É escolhido por sorteio uma personalidade, de alto conceito na comunidade.
Há um deslumbrante foguetório, atração máxima da festa. No largo da Igreja, ponto da comunicação popular, existem as barraquinhas das prendas que vai desde os frangos assados, doces, frutas, bolos, artigos de artesanatos, até caixinhas de surpresas. O leiloeiro figura central é indispensável, pois diverte os circunstantes com sua arenga pitoresca, entremeada de ditos chistosos, mantendo o maior lucro possível em benefício da Igreja e suas obras de assistência.
TIRANA

Festejada dança do Rio Grande Do Sul. Há grande variedade de Tiranas que se dança com batidas de palmas e de pés, esporas e troca de pares, numa coreografia harmoniosa e vistosa, ao som de violas e acordeões.

VILÃO DO LENÇO

Tipo de dança encontrada em São Paulo e Goivas, originária de Portugal. Vilão, significa,o habitante da vila. É dança de salão, acompanhada de violas, executada em duas fileiras de pares que se defrontam, formando um arco, segurando lenços esticados.

CATERETÊ

Também chamada CATIRA, segundo alguns de origem indígena derivada do Tupi (Cateram-etê) Conta-se que o padre Anchieta, teria aproveitado uma dança indígena- o CATERETÊ Para o seu trabalho de catequizar os curumins. Muito apreciada na zona rural...

BUMBA MEU BOI

O Boi- Bumbá é um folguedo popular no Norte e Nordeste do ciclo do Natal, mas que também se apresenta no Carnaval. Não tem coreografia própria e a dança se executa de acordo com as circunstâncias, ao ritmo da batucada. A figura central é o Boi de papelão colorido e ricamente vestido conduzido por um folião, ao redor do qual se desenvolve a dança.

INSTRUMENTOS MUSICAIS
e origem Indígena, Africana e Portuguesa. Os instrumentos musicais, principalmente os de percussão e ritmos são confeccionados pelos próprios sertanejos. Notável é o Pife flauta de taquara, de sete furos, que alguns nordestinos manejam com maestria. A viola descende da guitarra portuguesa. Pandeiro Atabaque, Tambor, Tamborim, Zabumba, Ganzá, Cuíca, Agogô, Reco- reco, Berimbau.

ARTESANATO

Em muitas regiões do nordeste. No centro e no Sul, Há confecção de cerâmica utilitária. O que se constitui em uma indústria caseira. São as mulheres que colaboram na despesa do lar, ajudando o marido que se ocupa dos trabalhos da lavoura. Usam a técnica primária dos índios, levantando as peças de barro com as mãos, até formar os potes, moringas, vasos e panelas estatuetas que são queimadas no forno. As cerâmicas feitas na roda são as mais perfeitas. Famosas são as cerâmicas de Carrapicho e Traipu, que ocupa toda a população das margens do Rio São Francisco. 
Fonte: Portal São Francisco

Dia do Supervisor Escolar - 22/08

O Supervisor Educacional é o profissional responsável pela coordenação e apoio às atividades do corpo docente, com objetivo de promover melhor desempenho do trabalho didático-pedagógico. Este profissional pode atuar em instituições escolares de Educação Básica, no magistério do Ensino Superior e em pesquisa educacional.

São atribuições do Supervisor Educacional:

- Atuar no desenvolvimento do currículo e desta forma, assegurar o relacionamento e a ordenação seqüencial dos conteúdos.
 
- Dinamizar o processo educacional e promover a melhoria qualitativa do ensino.
 
- Elaborar o plano anual de atividades do Serviço de Supervisão Pedagógico.
 
- Promover estudos para o aperfeiçoamento constante de todo o pessoal envolvido no processo ensino-aprendizagem.
 
- Supervisionar a execução do Plano Pedagógico, a fim de que se processe a integração do Corpo Docente em relação a objetivos, conteúdos programáticos e técnicas de direção de aprendizagem, sistema de controle de aproveitamento e normas de conduta.

- Controlar o rendimento escolar dos alunos, pesquisando as causas de aproveitamento insuficiente.
 
- Orientar os professores no planejamento e desenvolvimento de estudos de recuperação e de adaptação.
 
- Julgar, auxiliado pelos professores, da equivalência ou da insuficiência de conteúdos curriculares, em casos de recebimento de transferências, e das formas de adaptação a serem adotadas, quando necessário.

- Responsabilizar-se, na esfera de sua competência, pela integração do Serviço de Supervisão Pedagógica com outros serviços da instituição de ensino, principalmente com o Serviço de Orientação Educacional.

Fonte: UFGNet

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da
busca.
Ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora
da boniteza e da alegria."

Paulo freire.

Dia da Informática

DIA DA INFORMÁTICA

Dia da Informática Mouse, monitor, teclado, placa mãe, hardware, software...
Essas são apenas algumas das palavras que surgiram depois que a informática apareceu. É tanto termo complicado e palavra difícil pra decorar que mais parece uma outra língua: o informatiquês. Isso sem contar com os termos da internet e aquele bando de protocolos. Cruzes!
E você sabe por que o dia 15 de agosto é o dia dela?
É que neste mesmo dia em 1946 os americanos apresentaram o Eniac, o primeiro equipamento eletrônico chamado de computador em todo o mundo.
Vamos dar nossos parabéns para todos aqueles que trabalham com informática no dia de hoje. Afinal, graças a Dona Informática você tem o seu computador aí na sua frente e pode navegar com a gente aqui na Smartkids.
Hip! Hip! Hurra! Viva a Informática! Viva!
Fonte: smartkids

Dia do Estudante

Como nasceu o dia do Estudante
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

O que é ser "Estudante"?
Será estudante apenas aquele que estuda e porventura tem avidez de conhecimento, de sabedoria?
Querer saber não é atributo da criança e do jovem, como do adulto que jovem continua a ser?
Deste pensar, será estudante quem mantiver o desejo de saber e com o saber o espírito de juventude!
E ser jovem, o que é?
Não é ser idealista e também acreditar em efêmeras ilusões?
E nessas efêmeras ilusões (ficções ou miragens), não estão os "seus amores", porventura de breve duração, "como as rosas de um dia", "perfume de sonho que se sonhou"?
Assim pensando, em dada canção dedicada aos estudantes, que o mesmo é dizer, aos jovens que o sejam, está dito:
"Quero ficar sempre estudante para eternizar a ilusão de um instante..."
A pretender-se guardar no sacrário do nosso ser, esses ideais e sonhos de amor, perdurados pelo tempo fora com espírito jovem - porque o espírito não tendo corpo não envelhece!
Autor: Prof. Dr. Aureliano da Fonseca

Código de ética do estudante
I - Faze da tua crença em Deus e nos destinos sobrenaturais do Homem a luz que te guiará no meio da confusão dos desorientados e da corrupção dos costumes.
II - Toma o Brasil que herdaste dos teus maiores e transmite-o engrandecido e mais belo à geração que te suceder.
III - Imita os heróis da tua Pátria, cultua as tradições da tua gente, confia nas imensas possibilidades do teu povo, fala-lhe transmitindo-lhe o fogo do teu ideal; e, falando ou escrevendo, estudando, ou agindo, crê no futuro do Brasil.
IV - Sustenta o principio da Família e honra a teus pais. A Família, primeiro grupo natural, é o próprio fundamento da Pátria e o bom filho será forçosamente bom patriota e saberá um dia constituir o seu lar com dignidade cristã e sentimento de responsabilidarle histórica.
V - Sê honesto em tudo o que pensares, disseres ou fizeres. Reflete antes de dares a tua palavra e, se a empenhares, cumpre-a, ainda que isso te custe o maior sacrifício. Evita, pois, prometer o impossível e considera desonroso prometer e não cumprir.
VI - És estudante e deves estudar; és moço e podes divertir-te; lembra-te, entretanto, de que és também brasileiro e deves uma parte do teu tempo aos interesses da tua Pátria.
VII - Honra o diploma que um dia conquistares, mas não o coloques acima do teu saber.
VIII - Não permitas que o profissional elimine o Homem que vive em ti.
IX - Nos exames e concursos, nas empresas que empreenderes e nas funções que desempenhares, se não puderes ser o primeiro, procura aos menos ser um dos primeiros.
X - Jamais coloques as conveniências da tua carreira política, profissional ou social acima da tua trajetória moral e espiritual, em que o vulgo talvez não te perceba, mas em que te elevarás aos olhos de Deus, engrandecendo-te ainda perante a Posterioridade.
XI - Lembra-te sempre de que a verdadeira grandeza está na virtude e não no êxito dos negócios ou da carreira, porque os bens do mundo são inconstantes e podes perdê-los, ao passo que os bens acumulados em ti mesmo à custa de aperfeiçoar-te no saber e na dignidade, nenhuma força conseguirá destruí-los.
XII - Nunca julgues o valor dos homens pelo poder ou pelas honrarias que desfrutam; julga-o, antes, pelo teor do caráter, que se revela na coerência das atitudes, na humilde simplicidade ao colher o lucro da vitória e na calma viril ao sofrer o peso da derrota.
XIII - A altitude de uma montanha só se avalia do alto de outra montanha; eleva-te portanto, moralmente, e so assim poderás ter noção exata da grandeza ou da mesquinhez dos homens do teu tempo.
XIV - Não te impressiones com a riqueza dos ricos e o brilho dos que esplendem em altos postos; impressiona-te, sim, com a sabedoria dos sábios, o heroísmo dos heróis e a santidade dos santos.
XV - Combate todas as normas ditas do direito, originadas pela imposição da força; cultua a verdadeira justiça, que se funda na razão e se inspira nos valores espirituais. Contribuirás, assim, pelo predominio do moral sobre o material, para que reine a verdadeira paz entre as pessoas e as nacionalidades.
XVI - Prefere a minoria esclarecida à maioria inconsciente e cega pelas paixões e interesses transitórios.
XVII - Habitua-te a consultar o mais íntimo da tua consciência , a fim de que te não iludas por alguma voz que te engana falando em lugar dela, nas horas em que te deixas levar pelas paixões ou pelo desejo de desempenhar um bonito papel cortejando a fácil popularidade.
XVIII - Não sejas como os ignaros, que se guiam pelos títulos de jornais escandalosos e dão crédito, sem nenhum exame, ao que está em letra de forma.
XIX - Ensina o povo a raciocinar; é esse o meio de o libertar dos tiranos, dos aventureiros, e mistificadores.
XX - Evita a demagogia balofa, o palavreado sonoro e vazio, a literatura banal, os tropos oratórios sem conteúdo; fala quando tiveres o que dizer e dize-o com sinceridade, porque a força do discurso está na convicção do orador.
XXI - Arranca a juventude da disponibilidade, da inércia, da indiferença que a aviltam faze-te apostolo, dissemina entusiasmo, mobiliza os da tua idade para a obra fascinante da construção nacional.
XXII - Estuda os problemas nacionais, tendo em vista que nâo , existem problemas isolados, pois todos se conjugam e devem ser resolvidos em largo plano de realizações.
XXIII - Entre um lugar no governo e um lugar honroso na História, prefere este, do qual ninguém poderá remover-te nem demitir-te, nem aposentar-te.
XXIV - Sê um homem de pensamento, mas um homem de ação. 0 pensamento para transformar-se em ação precisa, primeiro, transformar-se em sentimento. Idéia que não é sentida é idéia morta. A ação é forma objetiva de idéias vivas, oriundas de realidades e criadoras de novas realidades. Cultiva o ideal, mas sê realista.
XXV - Procura conhecer a fundo a profissão que abraçares; faze dela um instrumento da tua cooperação na obra da felicidade humana e da prosperidade da Pátria.
XXVI - Não abdiques nunca a tua personalidade, para vestir a libré de áulico ou beijar as mãos que distribuem empregos ou bons negócios em troca da alma dos beneficiados.
XXVII - Combate o burguês que está dentro de ti. A burguesia não é uma classe, é um estado de espírito. É o conformismo, o comodismo, o interesse vulgar, o prazer mesquinho, a incapacidade de ideal, a demissão dos deveres, a submissão ao cotidiano, o fatalismo inerme, a indiferença criminosa, o abandono a rotina, o egoísmo cego a ostentação ridícula, a descrença e a incapacidade de ação. Liberta-te desse mal do século; será o primeiro passo para a libertação de tua Pátria e da própria Humanidade, hoje oprimida pelos seus próprios vícios.
XXVIII - Não te consumas em elocubrações estéreis e dúvidas doentias alimentadas por ti mesmo. Entre os negativos e os dubitativos, sê afirmativo.
XXIX - Primeiro, convence-te; depois, convencerás aos outros.
XXX - Não te faças escravo do último livro que leres.
XXXI - Sê brasileiro; não é difícil; basta que sejas o que és e não o que os estrangeiros e os esnobes, os internacionais e os cosmopolitas querem que sejas.
XXXII - Pergunta diariamente à tua consciência: que fiz hoje para enriquecer a minha inteligência, para aprimorar as minhas virtudes, para beneficiar os meus semelhantes, para servir a minha Pátria e para agradar a Deus?
XXXIII - Estuda a História do Brasil, não como um espectador , mas sim como um participante dos acontecimentos por ela revelados; no momento em que a estudas, constituem uma continuidade da narrativa heróica: és a derradeira palavra do Passado e a primeira palavra do
XXXIV - Aprimora-te na arte de bem falar e bem escrever a tua língua; um povo que perde a tradição da palavra, acaba perdendo todas as tradições, porque o idioma vernáculo é o veículo da História e o instrumento intelectual da sustentação da personalidade de uma Pátria.
XXXV - Festeja com alegria a ressurreição de um jovem que estava morto e apodrecia no sepulcro da indiferença, do desânimo, da dúvida, ou da insensibilidade, porque nesse momento o Brasil tornou-se mais forte.
XXXVI - Procura, primeiro, compreender, para depois te fazeres compreendido; se assim não procederes, em vez de atrair, irritas e longe de conquistar um amigo, arranjarás um inimigo.
XXXVII - Sê cavalheiro na palavra que dizes e no tom em que a proferes; isso não impede de sustentares as tuas convicções e terás mais facilidades em transmiti-las.
XXXVIII - Não afirmes em detrimento de outrem senão aquilo que tiveres como certo e, assim mesmo, quando isso for necessário para evitar maior mal. Combate a desgraça nacional da calúnia, da injúria e da maledicência, evitando conversas ociosas a respeito de pessoas. Eleva o nível das tuas conversações e imprime aos teus debates uma impecável linha de elegância.
XXXIX - Confessa o teu erro se te surpreendes errado; não sofismes por vaidade ou mal compreendido amor próprio, a fim de não passares por desonesto ou pouco inteligente.
XL - Se és incapaz de sonhar, nasceste velho; se o teu sonho te impede de agir segundo as realidades, nasceste inútil; se, porém, sabes transformar sonhos em realidades e tocar as realidades que encontras com a luz do teu sonho, então serás grande na tua Pátria e a tua Pátria será grande em ti.





Alguns site  para o Estudante
  • A Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa é um projeto que visa oferecer recursos educacionais úteis para estudantes e professores, ajudando a suprir a carência de bibliotecas escolares no país e de materiais de qualidade em língua portuguesa na Internet.
    http://www.bibvirt.futuro.usp.br
     
  • Teste vocacional grátis preparado oferecido pelo site Guia do Estudante. Descubra o que você quer ser da vida e conheça seu potencial no mercado de trabalho. Faça agora o teste vocacional online.
    (Link Grátis para Testes e Quizz)
    http://guiadoestudante.abril.com.br/aberto/tvo/index.shtml
     
  • Site para vestibulandos que oferece informações sobre cursinhos, faculdades, gabarito de provas, listas, dicas sobre redação, carreiras, resumos, testes e enem. (Português)
    http://www1.uol.com.br/vestibuol/
     
  • Site sobre vestibular com calendários de provas e inscrições, lista de aprovados, gabaritos, lista de livros obrigatórios, testes e simulados. (Português)
    http://educaterra.terra.com.br/vestibular/
     
  • Agora você vai poder fazer um curso de Inglês Gratuito, on line, com dicionários, tradutores, músicas traduzidas, jogo, exercícios on line, simulados e prova. (Português)
    http://www.inglescurso.net/
     
  • Site do MEC (Ministério da educação) com informações sobre seus projetos, notícias sobre educação, faculdades, inclusão educacional, ensino médico e fundamental, censo educacional e enem. (Português)
    http://portal.mec.gov.br/
     
  • Site oficial da prova do Enem. Veja os resultados do Enem, gabarito do Enem, provas do Enem, lista de aprovados, resultados e estatísticas (Português)
    http://www.inep.gov.br/enem
     

  • Site de vestibulandos do com mais de 300 resumos de livros, revisões para estudo, exercícios resolvidos, simulados por assunto e dicas para redação. (Português)
    http://www.webvestibular.com.br/ 
    Fonte: site arteducação
Bem Vindo

A Importância do Blog

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA